A sua denominação provém do nome do Benemérito desta localidade que doou a esta Instituição a quinta onde se encontra o Lar. Está localizado no Lugar de Gemunde, freguesia de Outiz – Vila Nova de Famalicão É uma zona calma e sossegada propicia a obter um elevado nível de bem-estar e qualidade de vida.
Este Lar presta dois tipos de serviços o de institucionalização e de centro dia.Está vocacionado para o apoio a pessoas com grande dependência e com diagnóstico de não recuperação,tornando-o diferente dos vulgares lares de acolhimento e ao mesmo tempo um local bastante procurado.
A sua capacidade está, normalmente, esgotada e existe uma lista de espera, sendo necessário fazer uma triagem, optando-se por dar preferência às situações de maior gravidade e urgência. Para se candidatar o utente deve acompanhar-se das fotocópias dos seguintes documentos:
- Bilhete de Identidade
- Contribuinte
- Cartão de Utente ( Centro de Saúde)
- Cartão de Beneficiário/Pensionista
- Comprovativo Actualizado dos rendimentos
- Atestado de Residência
- Atestado/ Declaração Médica
- IRS dos descendentes
A sua capacidade é de:
- 70 residentes
De salientar que apenas 10% dos residentes são autónomos e dos restantes 90% mais de metade são totalmente dependentes, necessitando de um total acompanhamento.
Alguns são acamados, estando entubados e alimentados por sonda. Podemos considerar que este lar é um hospital de retaguarda.
O horário para visitas é o seguinte:
- de Segunda a sexta-feira: das 14 às 17 horas
- Sábados e Domingos: das 14 às 17 horas
Todos aqueles que se movimentam podem sair á rua livremente. Todos podem conviver e participar nas actividades que são programadas. Em especial destacamos os Santos populares, S. Martinho, Carnaval, o dia das Famílias. O aniversário de cada utente é festejado com um bolo.
Também as cerimónias próprias da Páscoa e do Natal, passagem de ano e dos Reis são assinaladas.
Os residentes podem, se desejar, convidar um familiar ou um amigo para almoçar, sendo necessário, para isso, a marcação com antecedência de duas horas e o pagamento da refeição do visitante.